Doença Periodontal e Diabetes

A doença periodontal e diabetes estão associados, por isso o paciente diabético precisa ficar atento e redobrar os cuidados com a saúde bucal para que estes problemas não o levem a perder os dentes.

As infecções crônicas na gengiva podem atingir as estruturas que sustentam o dente, (osso),os dentes amolecem, causando a perda dentária.

O primeiro sinal é um sangramento na gengiva.

Já ouviu falar que o diabetes pode causar a perda dos dentes?

Um problema está associado a outro e isso é razão suficiente para que você, diabético, visite o dentista periodicamente.

Ligação entre o diabetes e doenças periodontais

A ligação entre doença periodontal e diabetes é mutua. De um lado, a inflamação na gengiva dificulta a absorção de insulina e isso interfere diretamente na saúde de quem tem diabetes, por conta da descompensação glicêmica.

No caminho inverso, temos as alterações de níveis glicêmicos do portador de diabetes que interferem na vascularização periodontal, facilitando o desenvolvimento de doenças na gengiva.

Poucas pessoas sabem dessa relação bidirecional entre doença periodontal e diabetes, sendo assim, quando o paciente percebe que está com problemas bucais a doença está avançada e os dentes bastante comprometidos.

Tratamento para doença periodontal e diabetes

Por conta dessa correlação entre doença periodontal e diabetes, é necessário que o paciente procure somar o tratamento médico com a visita periódica a um periodontista.

A infecção na gengiva deve ser tratada e novos hábitos de higiene bucal devem ser adotados para reduzir a infecção e impedir que ela chegue ao estágio final que resulta na perda dentária.

Enquanto o médico oferecerá formas de controlar o diabetes, o dentista fará um tratamento preventivo ou curativo, para impedir que a infecção se agrave.

Marcando uma consulta na Hetessy Odontologia você passará por uma avaliação e iniciará um processo de prevenção ou tratamento de doenças periodontais. Entre em contato conosco e marque sua consulta agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − oito =