Como Escovar os Dentes do Bebê

Os pais precisam aprender como escovar os dentes do bebê para iniciarem a escovação a partir dos seis meses de idade, quando os dentes começam a nascer.

Poucos responsáveis se atentam à saúde bucal do bebê, mas os pequenos dentes, as gengivas, língua e bochechas devem ser limpas pelo menos duas vezes ao dia para evitar o surgimento de cáries.

Sim, bebês podem ter cárie! Bactérias produzem um ácido que ataca o dente, produzindo a desmineralização do esmalte do dente, causando manchas e buracos. Para evitar este problema é necessário aprender como escovar os dentes do bebê e consultar sempre um odontopediatra.

Aprenda como escovar os dentes do bebê

Para escovar os dentes do bebê você pode usar uma dedeira de silicone ou uma escova de dentes macia com a cabeça pequena. Na hora de comprar, olhe na embalagem a idade recomendada para aquele produto.

A limpeza deve ser feita com uma pasta de dente com flúor. Mas cuidado com a quantidade de produto, use o mínimo possível tendo como referência um grão de arroz.

A escovação deve ser feita em movimentos suaves, além de escovar o dentinho que está nascendo, também é preciso massagear as gengivas, as bochechas e a língua para evitar o acúmulo de bactérias. Não é necessário enxaguar.

Também é importante dizer para os pais que estão aprendendo como escovar os dentes do bebê que todo o processo deve ser repetido pela manhã e antes de dormir.

Quando levar o bebê ao dentista?

Tão importante quanto aprender como escovar os dentes do bebê é levá-lo ao odontopediatra assim que os primeiros dentinhos nascerem ou pelo menos uma vez antes do primeiro aniversário da criança.

A visita ao profissional servirá para auxiliar na prevenção de cáries, tanto com orientações aos pais, limpeza e a aplicação de flúor que é importante para proteger os dentinhos. Seu bebê está com dentes nascendo?
Marque uma consulta com um odontopediatra na Hetessy Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =